[INFOGRÁFICO] 5 habilidades que todo assessor de imprensa deve ter

5 habilidades que todo assessor de imprensa deve ter!

Você tem o que precisa para ser Assessor de Imprensa?

Escrever. Ir a eventos. Disparar release. Fazer follow. Fechar relatórios. A rotina do assessor de imprensa tem muito mais de correria do que de glamour, ao contrário do que muitos pensam. Por isso, seguir essa carreira exige habilidades indispensáveis, que muitas vezes você não aprende na faculdade.

Mas calma! Ninguém nasce um profissional pronto, sem ter que, antes, suar muito para aprender o necessário para o dia a dia de trabalho. A assessoria de imprensa não é algo nato, mas um conhecimento que você desenvolve na prática. E é um pouco dessa experiência que nossa equipe deseja compartilhar hoje com você, que pensa em entrar na área ou lida há pouco tempo com seus próprios clientes.

1) Um assessor de imprensa deve escrever bem - e ponto.

Pense em um padeiro que não gosta de sovar a massa do pão. É a mesma coisa. Quem trabalha com assessoria de imprensa tem que entender que as palavras são suas melhores amigas. Elas que irão ajudá-lo a espalhar a mensagem do cliente para a mídia.

Escrever bem também envolve versatilidade. O assessor de imprensa deve saber qual a linguagem e tom de texto mais adequados para cada segmento, seja na área do varejo, saúde ou mercado imobiliário.

2) Assessoria de imprensa também envolve noções básicas de fotografia.

Sim, você não conseguirá fugir da câmera. O assessor de imprensa deve saber o básico, como enquadramento, iluminação e regra dos terços, para pelo menos orientar o fotógrafo profissional. Isso vale para fotografias de eventos sociais e até para a produção de imagens para as redes sociais. Ah! E sempre há a chance de você mesmo ter que clicar a foto de divulgação.

3) O assessor de imprensa deve ter um pezinho no design.

A lógica do trabalho com o fotógrafo profissional também vale para os designers. Na assessoria de imprensa, a produção de press-kits, convites e cartões é recorrente. E será você que terá que passar o briefing para a criação da agência.

4) Pesquisa e assessoria de imprensa andam lado a lado.

Medicina, beleza, mercado imobiliário, Direito, seguros, funerária, alimentos... O assessor de imprensa trabalha com clientes dos mais variados segmentos. Para compreender o cenário, fazer o planejamento e escrever os releases, a pesquisa (e o Google) é sua grande aliada. A leitura faz parte do dia a dia.

5) Todo assessor de imprensa deve saber se relacionar.

Essa habilidade é essencial para praticamente todas as profissões. Em especial na assessoria de imprensa, ela é importante para garantir espaço na mídia para o cliente. Bons relacionamentos também garantem convidados estratégicos para eventos do seu cliente.

E como se relacionar? É importante manter um contato constante com jornalistas e influenciadores. Lembre-se de mandar um cartão de aniversário, convidar para um café, curtir as publicações no Instagram e no Facebook...

Para você não se esquecer de quais habilidades desenvolver para ser um bom assessor de imprensa, preparamos o infográfico abaixo. É para guardar no cartão de memória do seu smartphone! 😉

Todo assessor de imprensa deve guardar essas habilidades com carinho.

Tem mais alguma habilidade que você ache indispensável para o trabalho da assessoria de imprensa? Conte pra gente nos comentários!

Salvar

Precisa de ajuda com assessoria de imprensa?

Conheça nosso trabalho e conte com nossa equipe!

One thought on “[INFOGRÁFICO] 5 habilidades que todo assessor de imprensa deve ter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.