Faltaram ideias? Separamos 10 temas de post que são garantia de sucesso para sua estratégia de marketing de conteúdo

[INFOGRÁFICO] Arrase no marketing de conteúdo: 10 ideias de blog post para quando faltar inspiração

 

Se faltar ideias para sua estratégia de marketing de contéudo, veja o infográfico ao final do texto!

Escrever é uma das formas mais antigas e eficazes de comunicação, que funciona desde a época de César até a era da Realidade Virtual. Não é surpreendente que a escrita seja a principal ferramenta de marketing de conteúdo de hoje, por depender apenas de um documento de Word e muitas ideias na cabeça.

Mas nós sabemos que às vezes é difícil ter uma pauta genial, ainda mais com a quantidade de tarefas que temos que realizar em nosso dia a dia no trabalho. Outro ponto que deve ser levado em conta é a produção em volume ser necessária para sua estratégia de marketing de conteúdo funcionar. Pensando nisso, preparamos uma lista de 10 tipos de blog posts para te socorrer quando faltarem ideias na hora de escrever. Vamos lá?

1. Lista com links para artigos e sites interessantes

O que é bom merece ser compartilhado, concorda? Você pode preparar uma lista com links de artigos, sites e vídeos do YouTube e publicar no blog da sua empresa. Claro, para sua estratégia de marketing de conteúdo funcionar, você não pode incluir qualquer link na sua lista. Selecione materiais relacionados à sua área de atuação ou ao mercado da sua empresa. É um ótimo conteúdo para ser publicado uma vez por semana!

2. Entrevistas com influenciadores

Jornalistas, intelectuais, youtubers, blogueiros, profissionais de destaque... Todas estas pessoas têm muito conhecimento para dividir com o público, que pode ser contado em uma entrevista pingue-pongue, ou seja, no formato de perguntas e respostas. Além de um conteúdo relevante, há grandes chances do entrevistado compartilhar o link do seu blog com a entrevista nos canais dele. Ter links externos redirecionando para seu site também faz parte de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

3. Artigos exclusivos escritos por influenciadores

Se eles já toparam fazer uma entrevista, por que não pedir para que eles escrevam também? Não tem problema que outra pessoa escreva para você, desde que o conteúdo seja relevante e original. No marketing de conteúdo, o que conta é a qualidade do material produzido e o volume de publicações. Firmar parcerias com outros formadores de opinião só trará benefícios para você!

4. Guia para iniciantes

Todo mundo fica com muitas dúvidas quando estreia em alguma área de atuação. E você, como um profissional experiente, deve incluir guias para iniciantes no seu planejamento de marketing de conteúdo. Assim você e seu site se tornam referência para seus colegas de profissão!

Como a expertise da nossa equipe é a produção de textos para marketing de conteúdo, preparamos um blog post sobre como escrever um bom texto. Ele é perfeito para quem quer começar a trabalhar com redação! 😉

5. Relatos de eventos

Se você é um profissional que participa dos eventos mais importantes relacionados ao seu mercado, aproveite a oportunidade não só para adquirir conhecimento e fazer networking, mas também para compartilhar o que aconteceu lá com seus colegas que não puderam ir.

Quando participamos do RD on the Road, contamos as principais tendências de marketing de conteúdo e de digital que vimos por lá. Olha quanta coisa legal aconteceu nos dias do evento!

6. Artigos opinativos

Você leu bastante sobre um tema e tem uma opinião bem embasada sobre algum acontecimento da atualidade? Ela pode virar um artigo para seu blog! Se você trabalhar com fontes confiáveis, estatísticas e imagens e vídeos ilustrativos, o que você pensa sobre um assunto se torna uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Tendo isso em mente, escrevemos um texto sobre metodologias de avaliação quando a Netflix mudou a forma do usuário classificar o que assistiu. Confira como ficou!

7. Aposte nos hacks

Um hack nada mais é do que uma solução prática para um problema. Como expert em sua área de atuação, com certeza você já teve que resolver questões que, a princípio, pareciam impossíveis. Compartilhar este tipo de conhecimento também é fazer marketing de conteúdo!

8. Guias de produtos e presentes

Se você trabalha com vendas ou no varejo, fazer listas de produtos e presentes é uma ótima forma de manter seu blog atualizado, além de apresentar o que há de melhor em sua empresa. Afinal, quem nunca ficou sem ideias na hora de comprar um presente para a mãe ou namorado? Lembre-se de que resolver um problema do seu target é um dos pilares do marketing de conteúdo.

9. Manuais e tutoriais

Se oferecer soluções é um dos pilares do marketing de conteúdo, escrever manuais e tutoriais é a chave para o sucesso. Pode ser um tutorial de como usar um software, uma lista de habilidades, um processo de trabalho...

Aqui na Excom, produzimos um infográfico sobre as habilidades que todo assessor de imprensa deve ter. Ele é um bom exemplo de como orientar quem deseja ingressar em uma área de atuação.

10. Ofereça algo único que resolverá o problema do usuário

Aqui o marketing de conteúdo e o inbound marketing realizam o casamento perfeito: você atualiza seu blog e ainda consegue contatos de possíveis clientes para seu negócio. Esse “algo único” também é chamado de “oferta”, que pode ser um e-book, um vídeo ou alguma ferramenta que facilite o dia a dia do seu público.

Um exemplo é este post sobre gerenciamento de tempo que fizemos para nosso blog. Nele, como parte da estratégia de marketing de conteúdo, oferecemos um modelo de timesheet em Excel.

Para você nunca ficar sem ideias na hora de fazer marketing de conteúdo, preparamos este infográfico para ser salvo em seu smartphone. 😉

Sem ideias? Salve AGORA este infográfico sobre marketing de conteúdo!

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