O vídeo release é um grande instrumento de interatividade por meio da distribuição de notícias em formato multimídia

Que tal produzir um vídeo release para sua empresa bombar na rede?

O trabalho de assessoria de imprensa evoluiu muito, acompanhando os avanços tecnológicos. Os assessores foram se adaptando às mudanças para tornar seus releases mais atrativos e chamar atenção, além dos jornalistas dos veículos tradicionais, de blogueiros e de um público de uma nova geração, que elegeu plataformas como o YouTube e as redes sociais como canais de informação. E para atingir esse público, uma das estratégias das empresas especializadas em comunicação empresarial é a produção dos releases multimídias, como o áudio e o vídeo release.

Nesta categoria, o mais comum é o áudio release: um material de divulgação que apresenta informações sobre determinada empresa e é enviado para jornalistas com a intenção de sugerir pautas para os veículos de comunicação. O áudio release é uma ferramenta interessante, principalmente, para a divulgação de entrevistas dos assessorados nos veículos de rádio AM e FM. O material facilita o trabalho dos jornalistas, que têm acesso à entrevista gravada em MP3. Vale lembrar que quanto mais facilidades os assessores oferecerem aos jornalistas, maiores serão as chances de ver determinado assunto divulgado na imprensa. Relacionamento é o que há quando se trata de habilidades que todo assessor de imprensa deve ter.

 

Após o áudio release surgiu o vídeo release, que já é uma “coqueluche” nos Estados Unidos, Europa e, no Brasil, no eixo Rio-São Paulo. O vídeo release é indicado, principalmente, para divulgar eventos, lançamentos de produtos, contar a história da empresa ou até mesmo um evento social que reverterá em uma boa imagem do assessorado junto à opinião pública.

O vídeo release segue o mesmo roteiro de produção de uma reportagem jornalística televisiva e também pode ser feito em formato de minidocumentário. O release eletrônico foi concebido para a divulgação de conteúdo e para abastecer especialmente emissoras de televisão do interior e de outras capitais com imagens e entrevistas dos clientes. A ferramenta é eficaz para veicular imagens e áudio com qualidade de broadcast para que as emissoras possam utilizar como matéria-prima para edição – em offs, notas cobertas e VTs. Além disso, trata-se de um grande instrumento de interatividade por meio da distribuição de notícias em formato de vídeo, o Social Media Vídeo Release (SMVR). Lembrando que desenvolver uma boa escrita ainda é primordial para a profissão de assessor de imprensa.

O vídeo release potencializa a divulgação na imprensa, ao facilitar o trabalho do jornalista.
O vídeo release potencializa a divulgação na imprensa, ao facilitar o trabalho do jornalista e do editor. Ainda, ele tem altos índices de compartilhamento nas redes sociais.

O link do vídeo release pode ser distribuído para a imprensa, agências de notícias e portais. O conteúdo também pode ficar armazenado no website da assessoria de imprensa e promove maior visibilidade no compartilhamento de redes sociais como Facebook e Twitter e visualizações no YouTube e Whatsapp.

O vídeo release reflete a necessidade, cada vez maior, de engajamento e sinergia dos profissionais de marketing, assessoria de imprensa e social media. Por isso, todos estes profissionais devem estar cientes do plano de comunicação da sua marca, essencial para o sucesso de toda empresa.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Quer promover sua empresa na imprensa e nas redes sociais em uma tacada só?

Nossa equipe trabalha em conjunto para fortalecer sua marca. Venha nos fazer uma visita!
Giovana Chiquim, assessora de imprensa

2 thoughts on “O vídeo release é um grande instrumento de interatividade por meio da distribuição de notícias em formato multimídia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *