Planejar é preciso! Ter um plano de comunicação é essencial para sua empresa.

Plano de comunicação: entenda como ele pode trazer vantagens para a sua empresa

A globalização tem mostrado sua influência sobre o mercado empresarial, tornando processos em geral mais rápidos, inteligentes e em constante mudança. Diante desse fato, não é mais possível ficar de braços cruzados esperando por resultados na sua empresa. Portanto, para fazer a diferença você precisa planejar!

Se sua empresa tem projetos interessantes para serem desenvolvidos, entenda que, seja qual for a ideia, investindo em um plano de comunicação o projeto ficará muito mais eficaz.

Mas você já parou para pensar como é feito um plano de comunicação? E por que ele é tão importante?

Inclua um plano de comunicação no seu modelo de negócio, seja qual metodologia estiver seguindo.
Inclua um plano de comunicação no seu modelo de negócio, seja qual metodologia estiver seguindo.

É por meio do plano de comunicação que você estabelece as necessidades do seu público-alvo e define as estratégias de marketing, colocando sua empresa no caminho certo para fortalecer e consolidar a sua marca no mercado. Ou seja, trata-se do desenvolvimento de um posicionamento organizacional e efetivo, que sendo contínuo, é capaz de melhorar, e muito, os resultados do seu negócio.

Mas antes de definir seu plano de comunicação, lembre-se que ele precisa estar alinhado aos pensamentos estratégicos da sua empresa e que geralmente esse projeto é realizado por um profissional da área de marketing e comunicação. É ele que o ajudará a escolher fornecedores e grandes aliados para sua empresa crescer, como uma agência de publicidade, uma assessoria de imprensa e até uma equipe especializada em marketing digital.

Só para ter uma ideia, você pode praticamente dobrar o seu lucro ao incluir marketing digital em seu plano de comunicação.

A partir disso, veja 5 itens que não podem faltar no seu plano de comunicação:

1) Objetivo

Defina os resultados que a sua marca pretende alcançar, onde quer chegar, e quais as ações buscam desenvolver. O que você pretende? Informar? Aumentar seu público? Aumentar suas vendas? Fidelizar o cliente? É aqui que essas perguntas devem estar bem definidas.

2) Analise de mercado/ Analise de concorrência

Procure conhecer os seus concorrentes, quais as ações eles realizam, além de entender as preferências do público da concorrência. A partir disso defina o seu público-alvo, e as estratégias que irá desenvolver com ele.

3) Canais de comunicação

Social media deve fazer parte do seu plano de comunicação.
Investir em redes sociais é imprescindível para o plano de comunicação da sua empresa.

Quais os meios de comunicação que mais se encaixam com o seu plano de comunicação? Onde mais o seu público se encontra? Busque dados para estabelecer quais canais você irá conversar com eles.

Ao escolher os canais, leve em conta se eles possibilitam a mensuração de resultados. Site, blog e redes sociais, por exemplo, oferecem dados em tempo real que auxiliam na elaboração e revisão da estratégia. Aqui no blog você encontra um artigo específico sobre métricas do Facebook. Ele vai te ajudar bastante no seu plano de comunicação!

4) Orçamento

Coloque detalhadamente todos os custos do seu plano de comunicação, com todas as ações que pretende realizar.

5) Cronograma

Com um cronograma bem definido, você consegue se organizar e cumprir os prazos de cada etapa do plano de comunicação com mais facilidade.

Não se esqueça, o plano de comunicação precisa ser atualizado sempre!

 

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